O Tratamento Clínico é o tratamento com remédios, loções, shampoos, etc.

Na verdade, as medicações existentes nos dias de hoje ajudam para alguns pacientes (podem diminuir ou retardar a queda), já para outros pacientes.

não surtem efeito.

O Tratamento Cirúrgico que é o transplante de cabelo, é o único tratamento para homens e mulheres que realmente funciona para ter cabelos novamente.

Transplante de cabelo simplesmente é uma redistribuição CIRÚRGICA programada dos cabelos geneticamente insensíveis ao DHT (cabelos parte posterior e lateral da cabeça) para áreas ralas ou calvas do couro cabeludo. Transplante de cabelo oferece então solução duradoura.

As técnicas modernas para Transplante Capilar, incluem:

FUT ( Follicular Unit Transplantation) – Transplante de unidades foliculares

FUE – Extração de unidades foliculares

Estas técnicas diferem na forma de como as unidades foliculares são retiradas da área doadora (parte posterior do couro cabeludo).

Na FUT, deixa a cicatrização linear. Na FUE, não deixa a cicatriz LINEAR.

Em ambas as técnicas as unidades foliculares obtidas são lapidadas no microscópio 3-D.

Na FUT, a técnica de retirada doadora com uma cicatriz linear (sutura tricofitica) totalmente camuflada na maioria dos casos.

Na FUE, as Unidades Foliculares são obtidas diretamente e individualmente. São realizadas micro-incisões circulares ao redor de cada unidade

folicular (UF), de forma precisa e superficial, por um instrumento chamado ‘punch’. Essas incisões são pequenas, portanto não necessitando sutura.

A técnica FUE deixa diminutas cicatrizes puntiformes no local da retirada (área doadora), que quando realizada de forma adequada e limitada, fica imperceptível.

A retirada da área doadora com a FUE pode ser feita por meio de:
• punch manual;
• punch motorizado;
• punch roboticamente assistido.

Cabelos não crescem individualmente, mas em aglomerados naturais de 1 à 4 fios completamente discerníveis sob visão microscópica.

Em transplantando unidades foliculares, nós literalmente transplantamos o cabelo do mesmo modo que a natureza faz com que eles creçam.

Após este meticuloso preparo de cada fio de cabelo, serão implantados estas unidades foliculares no couro cabeludo, com o uso de agulhas (conforme design decidido antes de iniciado o procedimento cirúrgico).

Ao final da cirurgia, o paciente estará liberado para voltar para casa sem curativo nenhum, podendo lavar a cabeça no dia seguinte à cirurgia.

Em uma média de 8 a 12 semanas seus novos cabelos irão começar a crescer.

Devemos ter em mente que a calvície é lenta e progressiva, o que requer um planejamento a longo prazo.

Pensando num manejo seguro e eficiente da área doadora, o ideal é dispor da FUE e FUT, com o melhor de cada técnica.

As limitações e indicações de ambas as técnicas necessitam de um correto planejamento cirúrgico que continua sob controle total do médico, baseado no tamanho da área doadora, extensão da calvície, e experiência do cirurgião.